Homenagem

A casa da minha avô era uma "casinha muito boa", simples e sem luxos mas onde o amor, a compreenção e a paciência sempre foram reis. Todos nós gostavamos de estar na casa da avô Vicência, pois lá, tal como no seu coração, havia sempre espaço para todos.

As melhores e mais marcantes recordações familiares da minha infancia são passadas na casa da minha avô, na sua cozinha que tantas vezes também serviu de sala. Lá na sua pequena cozinha, todos nós nos sentiamos bem.

O calor, a luz, os cheiros e os sons ficarão para sempre comigo, guardados no compartimento das minhas mais doces memórias...juntamente com o seus olhos doces.

Mas a roda da vida não para de girar e e minha avô, inevitávelmente, partiu.. Eu, inevitávelmente cresci, casei e tive 3 doces filhos e agora sou eu quem, inspirada na minha avô, tenta povoar a infancia dos meus filhos com os mesmos sabores da minha infancia.
Assim, quem sabe, daqui a uns anos, quando eles forem a adultos e tiverem os seus próprios filhos, ao olharem para trás, pensem na "casinha da mãe Ana" com o mesmo amor e ternura com que eu penso na "casinha da minha avô".

sábado, 12 de março de 2011

Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão


RECEITA DAS PATANISCAS
  • 4 ovos inteiros
  • bacalhau desfiado
  • 1/2 cebola picada muito finamente
  • farinha com fermento
  • água morna e sal
  • salsa picada
  • óleo para fritar
bata os ovos com a cebola
adicione a farinha
vá juntando á água morna, lentamente, mexendo sempre para ficar uma mistura homogénea e sem grumos.
junte o bacalhau e a salsa
frite, ás colheradas, em óleo quente.
RECEITA DO ARROZ
  • arroz carolino
  • feijão encarnado cozido
  • 1 cebola pq. picada finamente
  • 1 dente alho picado
  • 1 folha louro
  • polpa de tomate
  • vinagre
  • azeite
  • água e sal para a cozedura

Refogue a cebola e o alho no azeite.
Adicione a polpa de tomate e deixe apurar mais um pouco.
Junte o arroz e frite-o ligeiramente, tendo o cuidado de ir mexendo para não colar ao tacho.
Junte o feijão
Adicione água e o sal a gosto e deixe cozer.
Quando o arroz estiver cozido apague o lume e misture o vinagre.

Sem comentários: